Skip to main content
Perigos da estrada

Como evitar os perigos da estrada na sua próxima viagem

Com o feriado batendo à porta, muitos amantes de viagem não veem a hora de colocar o pé na estrada. Mas, além de curtir o momento e programar os passeios com os amigos e a família, é importante também tomar alguns cuidados enquanto está na estrada – principalmente quando o tráfego está intenso, como ocorre em feriados. Por isso, trouxemos algumas dicas de boas práticas na direção para ter uma viagem segura!

Dirigir na estrada é mais perigoso que na cidade?

Não, apenas é diferente. E isso porque a velocidade desenvolvida é muito superior a médias das cidades em geral. O motorista menos habituado a dirigir em estradas frequentemente esquece alguns cuidados importantes:

Velocidade e visibilidade

Há uma regra que parece óbvia, mas que nem todos lembram de observar. É a seguinte: quanto maior for a velocidade do tráfego, tanto maior a distância do veículo da frente. Só assim você poderá acompanhar com segurança, e a tempo, as mudanças repentinas do trânsito. O campo visual do motorista tem que ser quase total para o veículo que está à sua frente não atrapalhar sua visibilidade.

Velocidade de ultrapassagem

Uma ultrapassagem segura exige, antes de mais nada, uma avaliação corretada distância necessária para fazê-la. Feita a avaliação imprima maior velocidade ao seu veículo, pois você estará ultrapassando outros que também trafegam em velocidade de estrada.

Velocidade ao ser ultrapassado

O motorista que estiver sendo ultrapassado deve facilitar ao máximo essa operação, encostando o mais que puder à direita da rodovia e aliviando o pé do acelerador se a ultrapassagem ocorrer numa subida. Se for descida, pise no freio levemente para abrir espaço ao outro.

Passagem por cidade

A maioria das estradas atravessam pequenas cidades e lugarejos. É comum você encontrar lombadas. O melhor é reduzir a velocidade até que a cidade fique para trás. Às vezes você pode deparar com um cavalo, carroça ou pedestres. Se os encontrar, evite usar a buzina, pois poderá assustar os animais e causar um acidente.

Perceba se o veículo está aguentando bem a viagem

Observe com regularidade o painel de instrumentos, controlando as indicações de temperatura e as demais luzes de aviso. Esteja também atento a cheiros diferentes que possam surgir dentro do veículo, como de combustível, pois pode indicar algum vazamento. Cheiro de borracha queimada também pode ser indício de algum problema. Por isso, é necessário parar o veículo em lugar seguro e checar se está tudo bem. É sempre bom lembrar que o freio deve ser sempre testado durante a viagem.

Para evitar dores de cabeça e imprevistos na estrada, agende uma revisão do seu veículo com antecedência em uma concessionária Vecol!

Fonte: Shell Responde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *